Goiânia, segunda-feira, 26 de março de 2007

Todos os feriados na segunda-feira

Podiam inventar uma lei para tranferir todos os feriados nacionais, distritais e estaduais para a segunda-feira. Seria mais ou menos assim: ao invés de comemorarmos Tiradentes todo dia 21 de abril comemoraríamos toda quarta segunda-feira do mês de abril. Ao invés de comemorarmos o Dia do Trabalho em 1º de maio, comemoraríamos toda primeira segunda-feira do mês de maio e assim com todos os demais feriados do Brasil (aniversários de cidades, dias de padroeiras(os), etc.). Isso seria muito bom tanto para os trabalhadores como para os empresários.

Para os trabalhadores porque teríamos 100% de aproveitamento dos feriados, já que nenhum feriado cairia aos sábados ou domingos. Para quem curte viagens curtas para visitar a família ou qualquer outra coisa seria "tudo de bom" porque, teoricamente, poderíamos viajar em todos os feriados (emendando com o fim-de-semana). Também nos livraríamos dos inconvenientes feriados na quarta-feira porque nunca dá para aproveitar direito, na maioria das vezes ficamos em casa fazendo faxina, lavando, passando roupa e/ou assistindo Sessão da Tarde.

Para os empresários seria também a garantia de não perder dois dias de lucro na semana ao invés de um, como ocorre quando o feriado é na terça-feira e/ou na quinta-feira e o povo (tanto funcionários como clientes) emendam.

Acho que a única exceção seria Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão) porque não tem como a Sexta-Feira Santa passar para segunda-feira. A terça-feira de Carnaval não é dia santo, mas também não teria como ser antecipado para segunda-feira porque o Carnaval antecede a quarta-feira de cinzas (que nunca vai deixar de ser na quarta-feira). Acredito que outros dias santos que são feriados poderiam ser comemorados na segunda-feira sem prejuízos aos cristãos.

O que acham? Como faço para sugerir essa lei ao Congresso Nacional?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...