Goiânia, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como fazer cenários para Live Messenger

Atualizado dia 15/01/2013.
Vestido rosa

Muitas vezes queremos usar um determinado papel de parede como cenário em nosso Live Messenger. Podemos fazer isso selecionando o arquivo do wallpaper, inteiro, mas nem sempre isso trará o resultado desejado. Para usar como cenário, o programa vai, automaticamente, selecionar a parte central da imagem e redimensionar para caber no retângulo.

Sendo assim, é pouco provável que ele mostre exatamente aquilo que queremos que apareça. Eu por exemplo, quero usar o arco-íris do papel de parede abaixo como cenário no meu Live Messenger:

Mas quando seleciono o wallpaper inteiro, o que o programa transforma em cenário é a parte central, ficando de fora o arco-íris que eu desejo:

msn-blue

Nesse caso é necessário recortar a parte desejada, salvá-la como uma nova imagem e selecioná-la como cenário.

Para recortar a imagem, você pode utilizar qualquer programa de edição de imagens, de Paint e IrfanView a Fireworks e PhotoShop. O importante é que o cenário tenha as dimensões de 300 pixels de largura por 75 pixels de altura ou dimensões proporcionais a 4 x 1.

Tutorial para IrfanView

Programas necessários:

  1. IrfanView
  2. Windows Live Messenger 2009

1. Abra o papel de parede desejado

2. Selecione a área desejada

Clique e arraste para selecionar a área desejada. O tamanho da área que você seleciona aparece na barra de título do programa.

3. Recorte e salve a área selecionada

Após selecionar a área exata com dimensões proporcionais a 4 x 1, pressione as teclas Ctrl e Y ao mesmo tempo para recortar. Caso precise redimensionar a imagem recortada, utilize o atalho Ctrl R. Clique S para salvar a nova imagem em seu computador.

selecionada

5. Selecione o cenário que você criou

Clique no canto superior direito do Live Messenger 2009 e selecione o imagem que você salvou para usá-la como cenário.



Verifique se ficou conforme desejado:

Observe que com um único papel de parede podemos obter vários cenários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...