Goiânia, terça-feira, 12 de maio de 2009

Mudando a data e a posição do post

Nível: iniciante

Tenho visto em alguns blogs voltados para promoções que utilizam Blogger a repetição integral de um mesmo post só para que o mesmo apareça no topo do blog. Além de ser mais trabalhoso, é péssimo para a otimização do site porque você passa a ter no blog duas páginas exatamente com o mesmo conteúdo.

Para quem não sabe, o Google considera páginas com conteúdo pouco original como menos relevantes e você perde posições no ranking de busca por causa disso.

A forma correta de se fazer é mudar a data do post colocando uma mais atual que todos os demais posts de seu blog. Parece óbvio demais, mas muitos não fazem isso porque acham que o permalink do post vai mudar, mas saiba que a URL não muda, continua a mesma!

1. Escolha o post que deseja colocar no começo do blog e clique em Editar.

mudar-data

2. Já na edição do post, clique em Opções de postagem e coloque a data e o horário atual.

Clique para ver maior

3. Clique em Publicar Postagem e confira se o post já aparece como o mais recente do blog.

Além de dar ênfase a promoções, esse recurso é bastante útil quando você atualiza ou corrige algum post antigo e quer que todos os seus leitores vejam.

Do mesmo modo, você pode utilizar esse recurso quando quiser que um post novo não apareça na primeira página do blog, nesse caso basta colocar alguma data mais antiga.

Um exemplo de uso desse recurso é este post do meu blog pessoal. Observe que, no blog, ele está com uma data bem atual (maio/2009) porque eu atualizei recentemente, mas a URL denuncia que ele foi criado em abril/2008:

www.helenfernanda.com/2008/04/perfil-de-helen-fernanda.html

Até mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...